quinta-feira, 9 de junho de 2011

Operação Curiosidade – A Motivação Externa


O cliente é a fonte de inspiração das empresas. E somente, conhecendo a fundo seus clientes será possível chegar ao nível mais alto de relacionamento, a LEALDADE. A Operação Curiosidade consiste em garimpar informações do cliente nos seguintes níveis:

Fatos e Dados: quem ele é, o que ele faz, qual o problema deseja ver resolvido. São as informações mais superficiais, características do início da relação também são substancialmente importantes.

Interesses: os desdobramentos mais imediatos a partir do uso da solução que iremos apresentar a ele. Informações sobre suas expectativas, seus reais interesses, os ganhos agregados no fechamento de negócio com a sua empresa, a relação dele com o trabalho, suas ambições profissionais.

Sentimentos: aqui se dá a virada do interesse mais técnico para o interesse humano, na relação com o cliente. É onde teremos os indícios de como o cliente quer ser tratado, o que o agrada ou desagrada na relação, quais aspectos do atendimento mais lhe chamam atenção. Atender a partir deste ponto é o que faz a relação ter maior equilíbrio entre o racional e o emocional. E lembre-se enquanto o racional atende, o emocional é capaz de encantar!

Valores:nesta camada, lembramos a máxima “somos todos do mesmo barro.” Cliente também tem valores, e a relação de confiança será estabelecida na medida em que compreendemos os valores de nossos clientes.

Painel das Descobertas: é o exercício de organizar as descobertas feitas sobre o cliente. Uma boa técnica para fazê-lo, de modo conciso e consistente, é buscar os desdobramentos das descobertas. O que há por detrás ...



Ao visualizar um painel de descobertas sólido, a inspiração será estimulada. Encaminhe os preciosos achados rumo à ação, a elaboração de idéias e propostas de resolução das demandas mapeadas será um fluxo imediato.

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