quinta-feira, 9 de junho de 2011

Conversa de Valor

Todos nós temos a necessidade de saber como estamos indo. Par isso, apresento a Conversa de Valor, que é uma forma estruturada de dar feedback.



Verdadeira: a grande dica aqui é usar única e exclusivamente a sua verdade. Quando a informação é dita em nome de outros, ganha o singelo nome de “Fofoca”. Não morda essa isca!

Assertiva: nada de rodeios. A tática do “sopra e bate” jamais deve ser utilizada. Sim, os elogios são necessários, mas desde que autênticos.

Literal: sobre fatos não há argumentos. Nada de se resumir a generalizações e suposições. Quando? Onde? Como? Descreva o ocorrido e, principalmente, seu sentimento a partir dele.

Oportuna: existe o momento certo para a conversa de valor, faça-a em um momento certo.

Relevante: O comportamento notado é passível de reforço ou ajuste, é algo importante? Se não for, não é relevante.

A conversa de valor deve ser um prática diária na arte de liderar, por tanto, use sem moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário