O Iceberg de competências é uma estrutura que ajuda a identificar as vocações e a realizar a posterior conexão entre competências singulares e as necessidades dos clientes. A interseção entre essas duas esferas é que será capaz de gerar autorrealização.
As competências são uma necessidade básica: de viver aquilo que a pessoa é, aproveitando seus potenciais, para que ela possa fazer da vida uma entrega, pois competência em estoque só gera custo. Custo de insatisfação e tristeza.

Ação: Conhecimentos, habilidades e comportamentos.
Tudo aquilo que é aparente ou mensurável.
Conhecimentos: sobre isso eu sei falar;
Habilidades: isso eu sei fazer;
Comportamentos: é assim que eu faço;
Intenção: Atitude. Como eu gostaria de agir. Ou, se agisse desta forma, eu me sentiria mais coerente.
Vocação: Inteligências, talentos e dons. A parte mais profunda e comumente, a mais desconhecida do iceberg.
Inteligências: sinto facilidade para isso (usa-se como referência as inteligências múltiplas de Gardner – lógico-matemática, lingüística, pictórica, espacial, corporal sinestésica, musical, naturalista, interpessoal e intrapessoal).
Talentos: sinto empolgação ao fazer tal coisa (necessitam ser burilados)
Dons: sinto entusiasmo e nada vai me deter (capacidade inata).
Mergulhar no iceberg de competências é uma tarefa árdua, à qual nem sempre estamos habituados. Vale um trabalho de orientação sobre os conceitos, mas detalhar as competências instaladas é algo que cabe apenas ao próprio indivíduo. Fazer boas perguntas, proporcionar o intercâmbio de percepções sobre as competências entre equipes.
E fica a pergunta: Qual o seu TALENTO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário